Teatro Mambenbe de Repertório


Mambembe e saltimbanco são definidos nos dicionários como pessoas versáteis, que merecem pouca confiança, charlatões de feira: é da natureza mambembe viajar muito (no nosso caso, quase trezentas apresentações por ano), assim não é muito conveniente um discurso estético, com grandes cenários, grandes figurinos, que a manutenção é complicada e com o tempo se deteriora e fica feio (reis com coroa quebrada etc.), daí, talvez, este conceito pejorativo que acompanha o termo mambembe.

O teatro mambembe é das tradições mais antigas do teatro. Quando não havia televisão, cinema, vídeo, era ele quem se locomovia pelas estradas poeirentas da Idade Media, na China, na Europa, se apresentando em palcos, praças públicas, igrejas, salões... (hoje viajamos de carro, mas a expressão é a mesma). Às vezes estes grupos, paravam seus carroções, seus cavalos, em castelos de barões, onde dormiam bem, ganhavam dinheiro, comiam bem, então, todos queriam ali ficar mais tempo, o que para acontecer exigia um repertório (alguns chegavam a ter mais de vinte espetáculos, encenados e decorados).

O nosso repertório tem onze espetáculos até este ano de 2002 e se baseia no trabalho do ator, diretor, compositor autor e poeta Ayrton Salvanini e é, todo ele, dedicado á força e à beleza da palavra, um discurso ético, de idéias, pensamentos ... Com a palavra como instrumento, a voz como veículo e pouquíssimos detalhes de adereços e figurinos, procuramos despertar raciocínios, emocionar pessoas: a lembrança que fica de um beijo de amor é a da emoção que este beijo provocou, pouco importando o lugar, a riqueza, a roupa, o universo... A arte mambembe é esta, acreditar-se na emoção pura independente da moldura. Um bom microfone, luzes, reverbes, sempre ajudam.

Nos trinta e oito anos de carreira de Ayrton Salvanini, vinte e três foram usados na criação deste repertório, exibido em mais de oito mil apresentações.Em torno de 2.000.000 (dois milhões) de pessoas já o viram representar. Livros, livros, livros, roteiros, textos, montagens, produções, viagens, apresentações... este é o nosso cotidiano.

O Teatro Mambembe de Repertório tem sede própria, local de ensaio, transporte, som (caixas JBL, mesa de som Spirit, microfones) luz, elenco, equipe técnica, equipe de criação, coreógrafa, músicos (estúdio de gravação), bailarinos, programação visual, material gráfico, todo o necessário para se apresentar a qualquer dia, qualquer hora (um espetáculo em uma hora, outro espetáculo em outra) e qualquer local que tenha "BOA VISIBILIDADE E ACÚSTICA".




• Introdução

• Espetáculos:
  - Adultos
  - Infantis

• Imprensa

• Indicações

• Curriculum

• Requisitos

• Contato

• Links
© Copyright 2003-2012 Conecte Link - Todos os direitos reservados.